sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Prefeitura de Belo Vale e APHAA-BV celebram Convênio na Chacrinha
Matéria Publicada no Correio de Minas Qui, 09 de Setembro de 2010 10:59 Equipe Correio de Minas
Evento acontece na comunidade quilombola da Chacrinha dos Pretos, que foi beneficiada com R$50 mil cedidos em Edital pela MRS - Logística
Um evento para implantação do “Projeto Ecovila Chacrinha” foi realizado na noite de 3 de setembro, na comunidade quilombola Chacrinha dos Pretos. A solenidade foi marcada pela assinatura de Termo de Convênio entre a Prefeitura Municipal de Belo Vale, representada pelo prefeito, Wanderlei de Castro e a Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental (APHAA-BV) na pessoa da presidenta Selma Moura Braga.
Várias comunidades estiveram representadas para participar do ato de transferência de um recurso financeiro de R$50 mil, correspondente à doação realizada pela MRS – Logística. O Edital de 2009 contemplou projetos sociais comunitários direcionados aos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), em que a APHAA-BV elaborou e inscreveu o projeto, aprovado e encaminhado pelo Conselho de Belo Vale.
Wanderlei de Castro abriu a solenidade e expressou seu carinho pela comunidade da Chacrinha, justificando sua importância histórica e memória de Belo Vale. “É uma grande honra participar deste evento. Ressalto a dedicação dos líderes comunitários, principalmente, dos que atuam na Associação Comunitária da Chacrinha (ACC), que não medem esforços para conquistar seus objetivos sociais e culturais. Parabenizo a toda comunidade por esta conquista”, colocou.
Selma Moura Braga fez uma fala emocionante, na qual resgatou o trabalho de seu pai, Antônio de Moura em beneficio da comunidade belovalense. “Aprendi com ele e venho praticando há vários anos o trabalho voluntário para nossas comunidades. É muito gratificante dividir esta experiência com a APHAA-BV que está comemorando 25 anos de intensas atividades e dedicação para o social, meio ambiente e cultura. Sinto grande satisfação em trabalhar com a comunidade da Chacrinha e expresso meus cumprimentos através da presidenta da ACC, Maria Aparecida Dias (Tuquinha)”, afirmou Selma.
O “Projeto Ecovila Chacrinha” objetiva melhorar a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente da comunidade, propondo trabalho participativo pelo desenvolvimento sustentável. “Propomos a inclusão social, geração de emprego e renda, através do cooperativismo e valorizar as tradições e costumes locais”, ressaltou Lívia Leão, coordenadora de projetos da APHAA-BV. Lívia apresentou um vídeo com as metas do Ecovila e as propostas de oficinas de musicalização, culinária, artesanato, danças, arquitetura da terra e um telecentro para difusão da internet.
O evento contou com a participação do vice prefeito, Simeão Fernandes; Rafael Dias pela MRS; Dorinha Alvarenga, arquiteta e ambientalista; Tuquinha, presidenta da ACC, Glória Maia, professora de História, Maria Alair, da comunidade Boa Morte e dezenas de cidadãos da Chacrinha e Belo Vale. No final, todos se confraternizaram com um delicioso jantar preparado pelas senhoras da Chacrinha.
Tarcisio Martins, Jornalista e ambientalista
Assinar:
Postagens (Atom)