Chacrinha dos Pretos – assim é conhecida a comunidade remanescente de um quilombo de escravos, formado no local por volta do séc. XVII e XVIII. Conhecida pela rica tradição cultural de danças e cantos entoados pelas mulheres que ali residem, bem como pelas ruínas da casa grande onde residia a família do Barão José de Paula Peixoto, de origem portuguesa, a Chacrinha possui na atualidade inúmeros traços que remontam ao Ciclo do Ouro em Minas Gerais (1650 – 1750), período fundamental da formação do território da província Mineira.
Reconhecida pela Fundação Palmares como uma Comunidade de Quilombos, a Comunidade Chacrinha dos Pretos está localizada há aproximadamente 8 Km da cidade de Belo Vale\MG e durante muitos anos seus moradores lutam para ter seus direitos reconhecidos e consequentemente receber investimentos em infra-estrutura, cultura, educação, esporte e lazer.
As vivências e histórias locais são encantadoras, a culinária afro-mineira seduz qualquer visitante, as crianças e adolescentes são um exemplo de carisma e simplicidade, estes pequenos detalhes fazem da comunidade uma grande família, que unida, se reúne sempre que é possível para rezar, festejar e cantar os cânticos da época da escravidão.
A triste história dos escravos é trazida em cânticos, na memória dos idosos que ainda vivem na Chacrinha e também nas lendas que são contadas pelos mestres griôs da comunidade, mas ao mesmo tempo, existe por traz da vida dura que os escravos levavam uma história de coragem, resistência, fortaleza e vivacidade que os livros não nos mostram, mas nos é apresentada a todo momento na convivência com os moradores do Quilombo Chacrinha.
Depois de tantas lutas no passado e no presente, a Comunidade hoje se orgulha pelos dois Projetos Sociais que foram aprovados em 2009 e iniciou-se a execução dos mesmos neste ano de 2010: O Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha, aprovado pela ACC – Associação Comunitária da Chacrinha em edital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, e o Ecovila Chacrinha, aprovado em Edital da empresa MRS Logística S. A.
Somados, os dois projetos representam R$ 260.000.00 (duzentos e sessenta mil reais) de investimentos na área social, cultural e ambiental ao longo de 3 anos de projeto. A gestão do Projeto Ponto de Cultura será realizada pela ACC- Associação Comunitária da Chacrinha e do Ecovila pela APHAA-BV, Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale, associação que há 25 anos luta pela preservação do rico patrimônio da cidade de Belo Vale, principalmente pelo fortalecimento e organização das comunidades quilombolas através de suas associações, criadas através do apoio e incentivo da APHAA-BV.
Mas quem pensa que com estes projetos todos os problemas que a comunidade enfrenta estão resolvidos, se enganou, pois ambos os projetos visam trabalhar os aspectos sócio-culturais e ambientais. A questão da infra-estrutura, o problema da água vivenciado há anos pela Chacrinha e outros sérios entraves que impedem o desenvolvimento local, infelizmente não podem ser contemplados no escopo de ambos os projetos.
Segundo a coordenação do projeto a agenda cultural do ponto de cultura já conta com algumas atividades como oficinas de capoeira e Teatro, mas a previsão é de outras inúmeras oficinas inciarem ainda este ano. “Estamos trabalhando intensamente na articulação para atrair novos investimentos no Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha, pois não temos ainda um espaço público na comunidade que possa servir de sede para o Ponto de Cultura, isso nos impede, por exemplo, instalar as máquinas dos computadores que serão adquiridas no projeto para instalação de um tele-centro comunitário, a fim de impulsionar o processo de inclusão digital de todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores do quilombo Chacrinha”. Afirmou Lívia Leão, coordenadora aprovada em edital publicado pela APHAA-BV para contratação de coordenador do Projeto Ecovila.
O trabalho está começando e as expectativas de moradores e parceiros dos projetos é grande. As pessoas interessadas em conhecer o Quilombo ou participar das ações do Projeto podem acessar o blog: pontodeculturaquilombochacrinha.blogspot.com ou estabelecer contato pelo email: pontodeculturachacrinha@gmail.com.