Formar crianças, jovens e adultos para a construção de um mundo melhor. Este é um dos pilares do Projeto Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha (ACC) ,que desde agosto de 2010 vem desenvolvendo, juntamente com as ações do Projeto Ecovila Chacrinha (APHAA-BV), inúmeras atividades culturais e de formação na comunidade quilombola Chacrinha. Entre as oficinas que estão acontecendo neste semestre, destacam-se a de capoeira; maculelê - espécie de dança-afro, musicalização envolvendo o ensino de violão, flauta e percussão; arte-educação; teatro; produção de artesanato de cerâmica; entre outras. Ao todo são mais de 20 oficinas previstas para acontecer até o fim do projeto, que tem duração de três anos.
O Projeto Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha foi aprovado pela Associação Comunitária da Chacrinha – ACC em edital da Secretaria de Cultura do Estado, que financia a contratação de pessoal para executar as oficinas e o kit multimídia para dar suporte às atividades. Entretanto, outras demandas são necessárias para que o projeto seja desenvolvido com excelência, como gasolina para levar os oficineiros à comunidade, mobília para o espaço onde acontecem as oficinas e até mesmo um espaço com boa infra-estrutura para abrigar as atividades previstas. Algumas dessas demandas são supridas com recurso do Projeto Ecovila, desenvolvido pela APHAA-BV em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Vale e com o Conselho da Infância e da Adolescência de Belo Vale, projeto aprovado em edital da empresa MRS.
Outras necessidades, como uma sede própria, móveis suficientes para atender os alunos, estantes para a biblioteca, livros diversos e, principalmente, a antena com sinal para internet no telecentro, são reivindicações que ambas as instituições, ACC e APHAA-BV estão fazendo junto ao poder público em suas diferentes esferas.
Foi com base nesta necessidade que a Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale, APHAA-BV contribuiu para a continuidade do Projeto, doando no mês de abril de 2011, cadeiras, armários e quadros novos para mobiliar o espaço provisório do ponto de cultura. Além disso, foi feita uma reforma no espaço a fim de possibilitar maior inclusão da comunidade e adequar o mesmo para receber o kit multimídia do Ponto de Cultura.
A Comunidade da Chacrinha demonstrou uma satisfação muito grande em receber as doacões da APHAA-BV e como forma de agradecimento propôs uma pequena cerimônia para reinaugurar o espaço e prestar uma singela homenagem à diretoria da APHAA-BV.