quinta-feira, 19 de maio de 2011

Comunidade Chacrinha estréia em Belo Vale a peça " CRUZ NOS ARES" durante as comemorações da 9º Semana dos Museus

Fotos e Reportagem: Lívia Leão

No último domingo (15/05), a comunidade Quilombola Chacrinha estreiou em Belo Vale a comédia " Cruz nos Ares", durante a comemoração da 9ª Semana dos Museus: Museu e Memória, promovida pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. A programação do Museu do Escravo- Belo Vale, contemplou várias atividades culturais e educacionais durante toda a semana e teve a participação ativa da comunidade belovalense.

A celebração do Dia Internacional do Museu (18) foi marcada por inúmeros eventos que aconteceram em mais de 500 cidades brasileiras em diversos espaços de memória, como museus, casas de cultura, bibliotecas, arquivos públicos e outros. Estas comemorações, espalhadas Brasil a fora, reforçam a importância desses espaços para a preservação da memória da nação e consequente processo de valorização da cultura.


Foi com este propósito que a Comunidade Quilombola da Chacrinha expressou na comédia "Cruz nos Ares" o sentimento de pertença ao Quilombo, narrando uma história local, contada por um velho griô, que quase morreu de susto quando viu, pela primeira vez, um avião passar no céu da Chacrinha, durante a 1ª Guerra Mundial.

Histórias, risos, ousadia e criatividade. É assim que se resume a comédia apresentada pelo grupo de Teatro da Chacrinha, revitalizado desde agosto de 2010, com a iniciativa do Projeto Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha aprovado em edital da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.

Confira as fotos abaixo:




Ensaio antes da peça na comunidade

A Atriz Meibe Rodrigues, Responsável pela Oficina de Teatro do Ponto de Cultura Chacrinha

Maria Aparecida Dias, "Tuquinha" - Presidente da ACC e atriz do Grupo Teatral da Chacrinha

Marcilene Dias - Monitora do Projeto Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha e atriz do Grupo Teatral da Chacrinha

Crianças e Adolescentes da Chacrinha durante a estréia da peça


Jordânia - Atriz do Grupo de Teatro da Chacrinha e aluna da Oficina de Teatro

Marlene Dias - Monitora do Projeto Ponto de Cultura, Atriz do Grupo e


Marlene, Tuquinha e Kika durante a peça




Oficina de Ritmo, Canto e Dança em BH!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Belo Vale comemora Semana do Museu em grande estilo e Ponto de Cultura da Chacrinha participa das comemorações com a apresentação do Grupo de Teatro e Capoeira

Ponto de Cultura Chacrinha Informa: Apresentação Projeto Restauro Capela Boa Morte

APRESENTAÇÃO PROJETO RESTAURO CAPELA BOA MORTE


                                                                                                      Foto: Lívia Leão

A Associação do Patrimônio Histórico Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-BV) convida para um encontro na Boa Morte. O evento acontece na sede do Ponto de Cultura Arraial da Boa Morte, dia 17.05, próxima terça feira, às 18:30 horas.

Os profissionais da empresa Estilo Nacional Ltda, vencedora para a execução do projeto arquitetônico da Capela, apresentará a proposta e planejamento para inicio dos trabalhos na Capela Boa Morte.

O projeto, fundamental para a preservação do patrimônio religioso, tem parceria da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais (Ministério Público Estadual); Paróquia de São Gonçalo de Belo Vale; Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte. A coordenação e gestão são de responsabilidade da APHAA-BV.

A APHAA-BV conta com apoio e participação do Conselho da Capela, da Associação Comunitária da Boa Morte (ACBM) e membros da comunidade. Participem!


Fonte: Tarcísio Martins

sexta-feira, 6 de maio de 2011

APHAA-BV faz doações ao Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha

Formar crianças, jovens e adultos para a construção de um mundo melhor. Este é um dos pilares do Projeto Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha (ACC) ,que desde agosto de 2010 vem desenvolvendo, juntamente com as ações do Projeto Ecovila Chacrinha (APHAA-BV),  inúmeras atividades culturais e de formação na comunidade quilombola Chacrinha. Entre as oficinas que estão acontecendo neste semestre, destacam-se a de capoeira; maculelê - espécie de dança-afro, musicalização envolvendo o ensino de violão, flauta e percussão; arte-educação; teatro; produção de artesanato de cerâmica; entre outras. Ao todo são mais de 20 oficinas previstas para acontecer até o fim do projeto, que tem duração de três anos.

O Projeto Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha foi aprovado pela Associação Comunitária da ChacrinhaACC em edital da Secretaria de Cultura do Estado, que financia a contratação de pessoal para executar as oficinas e o kit multimídia para dar suporte às atividades. Entretanto, outras demandas são necessárias para que o projeto seja desenvolvido com excelência, como gasolina para levar os oficineiros à comunidade, mobília para o espaço onde acontecem as oficinas e até mesmo um espaço com boa infra-estrutura para abrigar as atividades previstas. Algumas dessas demandas são supridas com recurso do Projeto Ecovila, desenvolvido pela APHAA-BV em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Vale e com o Conselho da Infância e da Adolescência de Belo Vale, projeto aprovado em edital da empresa MRS.

Outras necessidades, como uma sede própria, móveis suficientes para atender os alunos, estantes para a biblioteca, livros diversos e, principalmente, a antena com sinal para internet no telecentro, são reivindicações que ambas as instituições, ACC e APHAA-BV estão fazendo junto ao poder público em suas diferentes esferas.

Foi com base nesta necessidade que a Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale, APHAA-BV contribuiu para a continuidade do Projeto, doando no mês de abril de 2011, cadeiras, armários e quadros novos para mobiliar o espaço provisório do ponto de cultura. Além disso, foi feita uma reforma no espaço a fim de possibilitar maior inclusão da comunidade e adequar o mesmo para receber o kit multimídia do Ponto de Cultura.


A Comunidade da Chacrinha demonstrou uma satisfação muito grande em receber as doacões da APHAA-BV e como forma de agradecimento propôs uma pequena cerimônia para reinaugurar o espaço e prestar uma singela homenagem à diretoria da APHAA-BV.