Neste ano de 2010 o Dia Nacional da Consciência Negra pode ser comemorado com outro sentimento pela comunidade Quilombola Chacrinha dos Pretos – Belo Vale/MG. Durante anos de luta e reivindicações, hoje os moradores da Chacrinha se orgulham pela conquista dos dois projetos sociais que foram aprovados para serem desenvolvidos no local.
Esse grande salto rumo à cidadania e garantia dos direitos sociais teve sua origem na formação de uma pequena associação, denominada ACC – Associação Comunitária da Chacrinha - onde alguns moradores do quilombo se reuniram com o propósito de conquistar educação de qualidade para crianças e jovens da Chacrinha, valorização da cultura local, meio ambiente equilibrado e a possibilidade de geração de emprego e renda para os que ali residem sempre fiéis às suas raízes. “É uma grande emoção ter esses projetos acontecendo na Chacrinha. Nós não esperávamos conquistar esses direitos, mas com muita luta conseguimos”. Afirmou Maria Aparecida Dias – Moradora da Chacrinha e Presidente da ACC.
O Projeto Ecovila Chacrinha, aprovado pela APHAA-BV – Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale, tem sua ideologia fundada no eco-desenvolvimento e nas formas sustentáveis de crescimento e o Projeto Ponto de Cultura Quilombo Chacrinha, aprovado pela ACC, tem como objetivo resgatar e valorizar a história cultural do quilombo.
Os dois projetos já estão sendo executados e ambos refletem a necessidade de investimentos em comunidades quilombolas, que por razões diversas não possuem as mesmas condições de igualdade que outras, haja vista o preconceito racial que ainda é uma realidade brasileira.
A Consciência Negra é um grande desafio para a nação. É preciso reconhecer o passado de lutas e de glórias que teve esta raça desde a colonização do país, mais que isso, é preciso reconhecer e se orgulhar no presente das vitórias e conquistas dos direitos alcançados pelos negros, que dia a dia se tornam mais livres.
Lívia Leão é Historiadora formada pela PUC-MG e coordenadora do Projeto Ecovila Chacrinha/ Belo Vale-MG
Maria Aparecida Dias - Presidente da ACC
Ferrovia que corta a Comunidade Quilombola Chacrinha dos Pretos/Belo Vale-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário