quinta-feira, 21 de julho de 2011

Comunidade Chacrinha promoveu I ENCONTRO CULTURAL DE CAPOEIRA e atraiu mestres de várias regiões


Aconteceu no Ponto de Cultura Chacrinha, entre os dias 24 e 26 de junho de 2011, o I Encontro Cultural de Capoeira do Quilombo Chacrinha. O encontro, que reuniu inúmeros mestres de capoeira de Minas Gerais e outras regiões do país, contou com uma intensa programação nos três dias de evento.

No dia 24 de junho ocorreu a abertura do encontro com uma grande roda de capoeira, formada pelo Mestre China PQD. A grande roda, repleta de crianças e adolescentes, demonstrou a vocação e motivação dos mesmos para a prática desta arte, tão importante para a educação e que vem trazendo  resultados positivos no âmbito da educação formal e não formal dos alunos. " A arte da capoeira permite não só a melhoria dos alunos no convívio social, levando os ensinamentos de respeito ao próximo e à família, mas também trabalha com a alma, com o espírito comunitário, com o físico e contribui para o bom desempenho escolar. Tenho acompanhado junto com os professores, a evolução das crianças envolvidas com o Projeto da Capoeira e os resultados positivos  me fazem, cada vez mais, sentir orgulho deles". Afirmou Mestre China.

A cerimônia de abertura oficial do evento aconteceu na comunidade Chacrinha, no dia 25, na parte da manhã. A mesa foi composta pela representante do poder público municipal, Sra. Edvilma Fernandes, pela presidente da Associação Comunitária da Chacrinha - ACC, Sra. Maria Aparecida Dias (Tuquinha), pelo representante da Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale, Sr. Tarcísio Martins, pela Coordenadora do Projeto Ecovila Chacrinha, Srta. Lívia Leão, pelos representantes da Polícia Militar e Mestres de Capoeira convidados. A presidente da ACC, Tuquinha, ressaltou em seu discurso a importância de um acontecimento como este, que além de preservar a cultura local, demostra a força e unidade da comunidade quilombola, e também agradeceu a todos os parceiros do projeto, pessoas que estão colaborando para o crescimento e desenvolvimento da Chacrinha.

Na parte da tarde foi servido um almoço especialmente para os convidados e, logo após, todos se direcionaram para as Ruínas da Chacrinha para participar da Cerimônia de Batismo dos alunos de capoeira. A emoção tomou conta dos alunos, familiares e participantes do encontro, que aplautiram de pé, a troca de faixa dos alunos e os discursos sempre em tom educativo, proferido pelos mestres de capoeira.

É importante ressaltar que o I Encontro Cultural de Capoeira do Quilombo Chacrinha, é um desdobramento da mobilização da comunidade local, que organizou passo a passo o evento, desde a formação de parcerias, até a busca por doações para efetivação do mesmo. Esse encontro marcou o primeiro ano de atividades do Projeto Ecovila Chacrinha, financiado pela MRS e executado pela APHAA-BV e do Projeto Ponto de Cultura Chacrinha, convênio firmado entre a ACC e a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.  Para os organizadores do evento, os objetivos do mesmo foram plenamente atingidos e o encontro simbolizou o desenvolvimento local que vem acontecendo na Chacrinha, principalmente através da via cultural. Isso prova que a  cultura vem ganhando destaque na região de Belo Vale e não mais representa um fator de exclusão, como no passado.

Texto: Lívia Leão - Historiadora, Acadêmica de Direito e Gestora de Projetos da ONG APHAA-BV


Nenhum comentário:

Postar um comentário